quinta-feira, 10 de julho de 2014

Até que enfim!


Municípios de Tomar e Ourém discutem projectos para o Agroal
Com a presença de vários representantes dos dois municípios, entre os quais a Presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, e o Presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, realizou-se no dia 2 de Julho uma reunião de trabalho na Praia Fluvial do Agroal que teve como objectivo discutir os problemas daquele espaço de confluência dos dois concelhos e definir soluções conjuntas que valorizem aquela praia enquanto património natural e atracção turística que anualmente recebe milhares de visitantes.
A reunião contou também com a presença do Presidente da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Rui Vital, do Presidente da Junta de Freguesia de Sabacheira, António Graça, e do proprietário do estabelecimento comercial aí existente. Paulo Fonseca e Anabela Freitas assumiram de imediato o propósito de “definir acções concertadas entre os dois municípios que solucionem os problemas existentes e criem condições para tornar o Agroal atractivo durante todo o ano e não apenas na época balnear”.
Após auscultação de vários contributos e ideias por parte do proprietário do estabelecimento comercial a funcionar no Agroal e dos técnicos com responsabilidades na gestão do espaço, ficaram definidas as intervenções prioritárias: criação de mecanismos que permitam limpar a piscina do Agroal fora da época balnear assegurando a limpeza das águas durante todo o ano, instalação de mais mobiliário urbano e reforço das equipas de limpeza fora da época balnear.
Discutiu-se ainda a necessidade de construir um parque de estacionamento, criar um plano de socorro e emergência em articulação com a Protecção Civil, resolver a inexistência de comunicações móveis no Agroal e a possibilidade de desenvolver obras de beneficiação das margens do rio e de contenção de ravinas.
As ideias e projectos discutidos serão agora alvo de análise pelas autarquias para definição de estratégias de coordenação conjuntas que permitam desenvolver e melhorar as condições existentes na Praia Fluvial do Agroal. A valorização turística e a importância para ambos os concelhos daquela pérola ambiental é uma prioridade assumida por todos, e só através da cooperação intermunicipal podem ser conseguidos resultados satisfatórios.

(Manuel Branco via Munícipio de Tomar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja frontal mas, por favor, seja correcto!